Fato Relevante – Aquisição da Cimpor


FATO RELEVANTE

COMPANHIA SIDERÚRGICA NACIONAL (“CSN” ou “Companhia”), em atendimento ao disposto no artigo 157 da Lei nº. 6.404/76, bem como ao que prevê a Instrução CVM n° 358/02, vem comunicar seus acionistas e o público em geral que publicou nesta data, nos termos da legislação aplicável, anúncio preliminar de lançamento de uma oferta pública de aquisição direta pela CSN ou indireta por meio de uma ou mais empresas sob seu controle (“Oferta”), da totalidade das 672.000.000 ações de emissão da Cimpor – Cimentos de Portugal, SGPS, S.A. (“CIMPOR”), empresa com ações negociadas na Euronext Lisboa, com símbolo CPR PL, ao preço de €5,75 por ação.

A conclusão da Oferta está condicionada à aceitação por parte de acionistas detentores de pelo menos 50% mais uma das ações representativas do capital da CIMPOR e à obtenção das aprovações regulatórias e/ou concorrenciais necessárias, entre outras condições e/ou pressupostos.

A CSN pretende financiar a aquisição da CIMPOR por meio de uma conjugação de recursos financeiros já disponíveis e outros a serem obtidos através de financiamentos junto a bancos de primeira linha.

Apesar de ainda não ter mantido contato com os administradores da CIMPOR, a CSN espera trabalhar em conjunto com a administração da empresa, responsável pela competente condução dos negócios da CIMPOR até o presente momento, de modo a alcançar o sucesso da operação.

A CIMPOR é uma empresa portuguesa com presença em 13 países, líder nacional nos mercados de Portugal, Cabo Verde e Moçambique, e detentora de importante participação nos mercados do Brasil, Egito, China, Espanha, Turquia, África do Sul, Tunísia, Marrocos, Índia e Peru. Atualmente está entre as dez maiores produtoras mundiais de cimento em valor de mercado, ocupando no Brasil a 3ª posição em vendas e a 4ª posição em termos de produção de cimento. Vem apresentando, de forma consistente, uma das maiores margens EBITDA do setor.

A administração da CSN acredita que esta operação possibilitará uma maior diversificação em termos de produtos, novos mercados e localização geográfica de ativos, e contribuirá para a redução de riscos e adição de valor para seus acionistas. Além disso, ampliará significativamente e consolidará a presença da CSN no segmento de cimento, além da destacada posição já ocupada pela Companhia nos segmentos de siderurgia, mineração e logística.

A Companhia manterá a CVM, a BOVESPA e o mercado informados acerca do andamento das questões tratadas neste Fato Relevante.

Rio de Janeiro, 18 de dezembro de 2009

Companhia Siderúrgica Nacional
Paulo Penido Pinto Marques
Diretor Executivo de Relações com Investidores

Para acessar o arquivo em PDF, clique aqui.