Fato Relevante – Aquisição de Ativos Operacionais – Grupo Gallardo


FATO RELEVANTE

Companhia Aberta
COMPANHIA SIDERÚRGICA NACIONAL
CNPJ nº 33.042.730/0001-04

A Companhia Siderúrgica Nacional (“CSN”), em atendimento ao disposto no artigo 157, parágrafo 4º, da Lei nº 6.404/76, bem como ao que prevê a Instrução CVM nº 358/02, e em complemento aos Fatos Relevantes divulgados em 09 de dezembro de 2010, 19 de maio de 2011 e 15 de setembro de 2011, vem informar aos seus acionistas e ao mercado em geral que sua subsidiária integral CSN Steel S.L., empresa espanhola que concentra os ativos operacionais da Companhia na Europa concretizou nesta data a aquisição da totalidade das ações detidas pelo Grupo Alfonso Gallardo, S.L.U. (“Grupo Gallardo”) nas empresas Stahlwerk Thüringen GmbH (“SWT”) e Gallardo Sections S.L.U. (a “Transação”).

A Transação se restringiu aos ativos operacionais localizados na Alemanha dentre aqueles previstos no contrato de aquisição de ações que havia sido firmado em 19 de maio de 2011 com o Grupo Gallardo, e encerrou satisfatoriamente as conversas entre as partes relativas à diferente interpretação do referido contrato.

O valor total da Transação foi de EUR 482,5 MM, considerando a premissa de endividamento zero.

SWT é uma produtora de aços longos localizada em Unterwellenborn, Alemanha, especializada na produção de perfis e com capacidade instalada de produção de 1,1 milhão de toneladas de aço/ano.

A concretização desta aquisição concorre para o fortalecimento da CSN no segmento de aços longos, reforçando o portfólio de ativos de classe mundial.

São Paulo, 31 de janeiro de 2012.

Companhia Siderúrgica Nacional
David Moise Salama
Diretor Executivo de Relações com Investidores