Diretoria, Conselho e Comitês

Diretoria Conselho e Comitês

Diretoria Executiva

A gestão da CSN e a condução geral de seus negócios são realizadas pela Diretoria Executiva, conforme as políticas e estratégias definidas pelo Conselho de Administração. A Diretoria Executiva se reúne sempre que convocada pelo Diretor Presidente ou por dois Diretores Executivos, ficando a cargo de cada Diretor Executivo a condução das operações pertinentes à sua área de atuação. O mandato dos Diretores Executivos é de dois anos, permitida a reeleição. A Diretoria Executiva é formada atualmente por cinco diretores executivos, sendo um o Diretor Presidente, são eles:

Benjamin Steinbruch
É integrante do Conselho de Administração desde 23 de abril de 1993, ocupando, desde 28 de abril de 1995, o cargo de Presidente do Conselho de Administração. Ocupa também o cargo de Diretor Presidente da CSN desde 30 de abril de 2002, sendo também responsável pelas institucional e participações minerárias e ferroviárias. É Presidente do Conselho de Administração do Jockey Club de São Paulo, Membro do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, Membro do Conselho Administrativo da Câmara Portuguesa e membro do CCI – Conselho Consultivo Interinstitucional do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo. Também é Presidente do Conselho de Administração da CSN Mineração S.A. (controlada pela CSN) e Presidente do Conselho Deliberativo da Fundação CSN. Além disso, é Presidente do Conselho de Administração da Textília S.A., Fibra Cia. Securitizadora de Créditos Imobiliários, Banco Fibra S.A., Elizabeth S.A. – Indústria Têxtil e Vicunha Steel S.A., Vice-Presidente do Conselho de Administração da Vicunha Aços S.A., membro do Conselho de Administração da Vicunha Participações S.A., Diretor da Rio Purus Participações S.A., Rio Iaco Participações S.A., BS Holdings S.A. (antiga Ibis II Empreendimentos Ltda.), e administrador da Fazenda Alvorada de Bragança Agro-Pastoril Ltda., Ibis Agrária Ltda. e Ibis Participações e Serviços Ltda. (todas essas sociedades fazem parte do grupo controlador da CSN). Nos últimos 5 anos, foi Presidente do Conselho de Administração e Diretor Presidente da Vicunha Siderurgia S.A. (incorporada pela Vicunha Aços S.A. em 2015), 1º Vice-Presidente da FIESP, membro do Conselho Superior Estratégico da FIESP, Conselheiro do Instituto Robert Simonsen e Presidente do Conselho de Administração da Nacional Minérios S.A. (incorporada pela CSN Mineração S.A. em 2015), Transnordestina Logística S.A. e FTL – Ferrovia Transnordestina Logística S.A., e administrador do Haras Phillipson Ltda. Formado em Administração pela Escola de Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas – SP, com pós-graduação em Marketing e Finanças pela Fundação Getúlio Vargas – SP.
Marcelo Cunha Ribeiro
Ocupa o cargo de Diretor Executivo da Companhia desde 29 de setembro de 2017, sendo responsável pelas áreas de tesouraria, controladoria, tributária de contabilidade, cumulando as funções de Diretor Executivo de Relações com Investidores desde 26 de março de 2018. Atualmente é diretor da Minérios Nacional S.A. e da CSN Equipamentos S.A., membro do Conselho de Administração da FTL – Ferrovia Transnordestina Logística S.A. (sociedades controlas pela CSN) e da Transnordestina Logística S.A. (controlada em conjunto pela CSN), membro do Conselho Deliberativo da Caixa Beneficente dos Empregados da Companhia Siderúrgica Nacional – CBS. Antes de ingressar na CSN foi CFO do Grupo St. Marche, Vice-Presidente de Finanças e de Relações com Investidores da Restoque Comércio e Confecções de Roupas S.A., CFO do Grupo SBF (GP Investimentos Ltd), Managing Director na área de Private Equity da GP Investimentos Ltd e CFO da San Antonio International Ltd. Também foi membro do Conselho de Administração do Hopi Hari S.A., Telemar Norte Leste S.A. (Oi S.A.), Contax Participações S.A., Estácio Participações S.A., Magnesita Refratários S.A., BR Towers SPE1 S.A.. É bacharel em Engenharia de Produção pela Universidade de São Paulo e possui MBA pela Harvard Business School.
David Moise Salama
Ocupa o cargo de Diretor Executivo da Companhia desde 02 de agosto de 2011, sendo atualmente responsável pelas áreas de seguros, crédito e patrimônio. Trabalha na CSN desde 2006, tendo exercido anteriormente a função de Diretor Executivo de Relações com Investidores. É Diretor da Estanho de Rondônia S.A., e da Companhia Florestal do Brasil, membro do Conselho de Administração da CBSI-Companhia Brasileira de Serviços de Infraestrutura, CSN Mineração S.A., Itá Energética S.A., , Lusosider – Aços Planos S.A., Lusosider – Productos Siderúrgicos S.A., e Lusosider Ibérica S.A e membro suplente do Conselho de Administração da FTL – Ferrovia Transnordestina Logística S.A. (todas empresas controladas pela CSN) e da Transnordestina Logística S.A. (controlada em conjunto da CSN), membro do Conselho Deliberativo da Caixa Beneficente dos Empregados da Companhia Siderúrgica Nacional – CBS. Anteriormente atuou como membro do Conselho de Administração da Companhia Florestal do Brasil, Sepetiba Tecon S.A.,. e diretor da Minérios Nacional S.A. (controlada da CSN). Antes de ingressar na CSN, foi Diretor de Controladoria e Finanças da Tecnisa Engenharia e Comércio, Birmann Comércio e Empreendimentos e Goldfarb Comércio e Construções. Foi Chefe de Informações Financeiras Consolidadas da Unilever Brasil e Auditor Sênior da PWC. Graduado em Ciências Contábeis pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP) com MBA em Finanças pela FEA-USP. Complementou sua formação acadêmica com os cursos Oxford Advanced Management and Leadership Programme na Saïd Business School, da Universidade de Oxford, Inglaterra, e Program on Negotiation na Harvard Law School, da Universidade de Harvard, Estados Unidos.
Luis Fernando Barbosa Martinez
Ocupa o cargo de Diretor Executivo da Companhia desde 02 de agosto de 2011, sendo atualmente responsável pelas áreas comerciais e de logística dos segmentos de siderurgia, cimentos e vendas especiais. Trabalha na CSN desde 2002, tendo exercido anteriormente a função de Diretor Comercial. É membro do Conselho de Administração da Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração – ABM. É Diretor da CSN Equipamentos S.A., Estanho de Rondônia S.A., , CSN Energia S.A. e Companhia Metalúrgica Prada, membro do Conselho de Administração da CSN Mineração S.A., e membro suplente do Conselho de Administração da FTL – Ferrovia Transnordestina Logística S.A. (todas sociedades controladas pela CSN) e da Transnordestina Logística S.A. e membro do Conselho de Administração da MRS Logística S.A. (controlada em conjunto pela CSN). Também é membro do Conselho Deliberativo da Caixa Beneficente dos Empregados da Companhia Siderúrgica Nacional – CBS. Desde 23 de março de 2017 atua como membro da Diretoria da Câmara de Comércio e Indústria Brasil – Alemanha. Anteriormente, foi conselheiro da Nacional Minérios S.A., Companhia Florestal do Brasil, Companhia Metalúrgica Prada. e da Sepetiba Tecon S.A. Antes de ingressar na CSN, foi Diretor Comercial da Alcan Alumínio do Brasil S.A., companhia onde atuou durante 14 anos em áreas de processos, qualidade, desenvolvimento de produtos/mercados e comercial. Ocupou cargos de Diretor Executivo do CBCA – Centro Brasileiro de Construção em Aço e ABCEM – Associação Brasileira de Construção Metálica e foi Presidente da Associação Brasileira de Embalagem de Aço – ABEAÇO. Recebeu “Prêmio Barão de Mauá – Instituto Mauá de Tecnologia (IMT) como Destaque Profissional e de Mercado, em 2016”. É graduado em Engenharia Metalúrgica pelo IMT – Instituto Mauá de Tecnologia, pós-graduado em Administração Industrial pela Escola de Engenharia de Produção da Universidade de São Paulo e formado no Corporate Management Development Program pela Alcan Aluminum Limited, Montreal, Canadá.
Pedro Gutemberg Quariguasi Netto
Ocupa o cargo de Diretor Executivo da Companhia desde 11 de maio de 2016, sendo responsável pela área de produção do segmento de siderurgia. Nos últimos anos, ele atuou como CEO da Vale Moçambique e como Diretor Global de Carvão da Vale S.A. em Moçambique e na Austrália, respectivamente, no período de março de 2014 a abril de 2016 e como Sócio e Diretor Comercial e Marketing na B&A Mineração, no período de maio de 2012 a setembro de 2013. Foi, ainda, Diretor Global de Marketing na Vale S.A. e CEO do negócio Manganês, além de possuir passagens pela Rio Tinto e McKinsey & Co. Atualmente, é membro do Conselho de Administração da MRS Logística S.A. (controlada em conjunto pela CSN) e da CSN Mineração S.A. (controlada da CSN). Foi Professor Adjunto da Universidade Federal Fluminense, no período de 1992 e 2015. É graduado em Engenharia Metalúrgica pela Universidade Federal Fluminense, mestre em Engenharia Metarlúrgica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, doutor em Engenharia Metalúrgica pela McGill University em Montreal – Canadá, e possui Especialização em Finanças, Estratégia Corporativa e Micro-Economia pela McKinsey & Company.
Conselho de Administração

O Conselho de Administração é composto por até onze membros, que se reúnem ordinariamente nas datas previstas no calendário anual por ele aprovado e, extraordinariamente, sempre que necessário. O mandato dos Conselheiros é de dois anos, com possibilidade de reeleição. Atualmente o Conselho de Administração é composto por cinco membros. Uma vaga no Conselho de Administração é reservada ao representante dos empregados da Companhia, nos termos do Estatuto Social. Clique aqui para conhecer sua constituição.

O Conselho de Administração deve, entre outras atribuições, definir e acompanhar as políticas e estratégias da Companhia, acompanhar os atos da Diretoria Executiva e decidir sobre assuntos relevantes envolvendo os negócios e operações da CSN. É responsável pela eleição e destituição dos membros da Diretoria Executiva, podendo também, se necessário, criar comitês especiais para seu assessoramento.

Para conhecer suas demais responsabilidades, além das atribuições que lhe são confiadas por lei, confira o Estatuto Social da CSN.

Benjamin Steinbruch
É integrante do Conselho de Administração desde 23 de abril de 1993, ocupando, desde 28 de abril de 1995, o cargo de Presidente do Conselho de Administração. Ocupa também o cargo de Diretor-Presidente da CSN desde 30 de abril de 2002. Desde 2017 é Presidente do Conselho de Administração do Jockey Club de São Paulo, Membro do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social desde 2014, Membro do Conselho Administrativo da Câmara Portuguesa, 1º Vice-Presidente da FIESP desde setembro de 2004, membro do Conselho Superior Estratégico da FIESP, Conselheiro do Instituto Robert Simonsen e membro do CCI – Conselho Consultivo Interinstitucional do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo. Nos últimos 5 anos, foi Presidente do Conselho de Administração e Diretor Presidente da Vicunha Siderurgia S.A. e Presidente do Conselho de Administração da Nacional Minérios S.A., Transnordestina Logística S.A. e FTL – Ferrovia Transnordestina Logística S.A. Atualmente é Vice-Presidente do Conselho de Administração da Textília S.A., Presidente do Conselho de Administração da Vicunha Aços S.A., Fibra Cia. Securitizadora de Créditos Imobiliários e Banco Fibra S.A., membro do Conselho de Administração da Elizabeth S.A. – Indústria Têxtil, Vicunha Participações S.A. e Vicunha Steel S.A., Diretor da Rio Purus Participações S.A. e da Rio Iaco Participações S.A. e da BH Holdings S.A. (antiga Ibis II Empreendimentos Ltda. É administrador da Fazenda Alvorada de Bragança Agro-Pastoril Ltda., Ibis Agrária Ltda., Ibis Participações e Serviços Ltda. e Haras Phillipson Ltda. (todas essas sociedades fazem parte do grupo controlador da CSN), ainda é Presidente do Conselho de Administração da Companhia Metalúrgica Prada e da CSN Mineração S.A. (ambas controladas pela CSN) e Presidente do Conselho Deliberativo da Fundação CSN. Formado em Administração pela Escola de Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas – SP, com pós-graduação em Marketing e Finanças pela Fundação Getúlio Vargas – SP.
Yoshiaki Nakano
É integrante do Conselho de Administração da Companhia desde 29 de abril de 2004 e membro do Comitê de Auditoria desde 24 de junho de 2005. Atua também como membro do Conselho de Administração da Transnordestina Logística S.A. (controlada em conjunto pela CSN) e, nos últimos 5 anos, foiatuou como professor de Economia da Fundação Getúlio Vargas e Diretor da Escola de Economia da Fundação Getúlio Vargas de São Paulo, membro do Conselho Superior de Economia (COSEC) da FIESP/IRS e integrou o Conselho de Administração da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo – FAPESP até 2015. Anteriormente, foi Secretário especial de Assuntos Econômicos do Ministério da Fazenda e Secretário da Fazenda do Estado de São Paulo. Formado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas e com Mestrado e Doutorado na Universidade de Cornell, nos Estados Unidos.
Antonio Bernardo Vieira Maia
É integrante do Conselho de Administração da Companhia desde 30 de abril de 2013, do Comitê de Auditoria desde 08 de agosto de 2013, ocupando a função de Presidente do Comitê de Auditoria desde 06 de maio de 2014. Também integrou o Comitê Financeiro de 07 de outubro de 2014 até 31 de dezembro de 2016. É Diretor Presidente da BRG Capital Ltda. desde julho de 2005 e membro do Conselho de Administração da Transnordestina Logística S.A. (controlada em conjunto pela CSN), da FTL – Ferrovia Transnordestina Logística S.A. e da CSN Mineração S.A. (controladas pela CSN). Anteriormente, foi diretor do Credit Suisse / Banco Garantia de Investimentos S.A. de abril de 1995 a maio de 2005. Iniciou a carreira no Citibank Brasil como estagiário em 1982 e mudou-se para o Citibank de Nova York em 1986, onde atuou como Analista de investimentos Institucionais do Citigroup para a América Latina, até tornar-se Diretor do Citibank de Nova York. Foi associado do Banco Bozano Simonsen de Investimentos no período de agosto de 1979 a dezembro de 1981 e membro do Conselho do Banque Bénédict Hentsch & Cie SA, Geneva, Switzerland de abril a dezembro de 2006. Formado em 1981 em Negócios e Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas.
Miguel Ethel Sobrinho
É integrante do Conselho de Administração da Companhia desde 26 de abril de 2019 e do Comitê de Auditoria desde 03 de maio de 2019. Além disso, desde 2016 é integrante do Conselho de Administração da CSN Mineração S.A. (empresa controlada pela CSN), diretor e acionista da Participa – Empreendimentos Imobiliários e Participações Ltda., atuando como empresário e desenvolvedor de atividades que visam participações em shopping centers, projetos de energia hídrica e a gás e em redes de fast food. É formado em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da Universidade São Paulo, mestre em Administração (MBA) pela Faculdade de Economia e Administração da Universidade São Paulo, foi Professor de Análise de Investimentos e Projetos na Faculdade de Economia e Administração da Universidade São Paulo e membro do Conselho Curador e fundador da Fundação Instituto de Administração da Universidade de São Paulo.
Fabiam Franklin
É integrante do Conselho de Administração da Companhia desde 28 de abril de 2016. Ocupa o cargo de Presidente do Conselho Consultivo do CSN Invest Fundo de Investimento em Ações desde 4 de abril de 2016, é membro do Conselho de Administração da ABM (Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração) desde abril de 2015, coordena o Programa de Educação Financeira da CSN desde 2008, e atua como Gerente Geral de Altos Fornos da Companhia desde novembro de 2002. Formado em Engenharia Metalúrgica pela Universidade Federal Fluminense, com especialização em Metalurgia de Redução pela MC Master University em Ontário, Canadá e pós-graduação (MBA) pela Fundação Dom Cabral. e atualmente cursa mestrado profissional em Economia no IBMEC.
Comitê de Auditoria

Os padrões estabelecidos pela Security Exchange Commission (SEC) para companhias listadas na New York Stoch Exchange (NYSE) determinam a existência de um Comitê de Auditoria composto de, no mínimo, três conselheiros independentes que satisfaçam as exigências de independência da Norma 10A-3, sujeitas à Lei Reguladora das Bolsas, com um regulamento escrito que especifique determinados deveres mínimos. O Comitê de Auditoria da Companhia foi constituído em junho de 2005, de acordo com as normas da SEC, e é composto por três membros independentes do nosso Conselho de Administração.

O Comitê de Auditoria tem autonomia para a tomada de decisões no que se refere às disposições da Lei Sarbanes-Oxley – Seções 301 e 407. Algumas de suas atribuições principais são: rever as demonstrações financeiras e demais informações públicas sobre o desempenho operacional e a situação financeira da Companhia e recomendar ao Conselho de Administração a indicação, remuneração e contratação de auditor externo, bem como acompanhar a atuação das auditorias interna e externa. Com relação à contratação de auditores externos, são adotados procedimentos visando assegurar que não ocorram conflitos de interesse, perda de independência ou de objetividade do auditor no seu relacionamento com a Companhia.

O Comitê de Auditoria atualmente é composto pelos:

Antonio Bernardo Vieira Maia
Yoshiaki Nakano
Miguel Ethel Sobrinho
É integrante do Conselho de Administração da Companhia desde 26 de abril de 2019 e do Comitê de Auditoria desde 03 de maio de 2019. Além disso, desde 2016 é integrante do Conselho de Administração da CSN Mineração S.A. (empresa controlada pela CSN), diretor e acionista da Participa – Empreendimentos Imobiliários e Participações Ltda., atuando como empresário e desenvolvedor de atividades que visam participações em shopping centers, projetos de energia hídrica e a gás e em redes de fast food. É formado em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da Universidade São Paulo, mestre em Administração (MBA) pela Faculdade de Economia e Administração da Universidade São Paulo, foi Professor de Análise de Investimentos e Projetos na Faculdade de Economia e Administração da Universidade São Paulo e membro do Conselho Curador e fundador da Fundação Instituto de Administração da Universidade de São Paulo.
Conselho Fiscal

O Conselho Fiscal da Companhia não é permanente, funcionando nos exercícios sociais em que se instalar, a pedido de acionistas e nos termos da legislação aplicável. Em relação à sua estrutura e ao seu funcionamento, o Estatuto Social determina que será composto por 03 membros efetivos e 03 suplentes, eleitos pela Assembleia Geral e com mandato até a primeira Assembleia Geral Ordinária realizada após sua instalação. O Conselho Fiscal é parte integrante do sistema de Governança Corporativa, tendo como principal função fiscalizar, por qualquer de seus membros, os atos dos membros do Conselho de Administração e Diretores, e verificar o cumprimento de seus deveres legais e estatutários.

Conheça o Regimento Interno do Conselho Fiscal da CSN.

O Conselho Fiscal da Companhia foi instalado em 29 de junho de 2018 e é composto pelos seguintes membros:

Valmir Pedro Rossi – Efetivo
É graduado em Ciências Contábeis pela Universidade de Passo Fundo (RS), com pós graduação em Finanças pela Universidade de Caxias do Sul (RS) e em Marketing pela PUC Rio de Janeiro (RJ) e MBAs em Administração pela USP São Paulo (SP) e em Gestão de Negócios pela UNB-Brasília (DF). É Conselheiro de Administração e Conselheiro Fiscal Certificado pelo IBGC – Instituto Brasileiro de Governança Corporativa. Atuou como Contador nas empresas Casfor Org. Contábeis e Bertol S.A., como consultor no Sebrae RS, por 30 anos no Banco do Brasil S.A., ocupando diversos cargos, com destaque para Superintendente Estadual do Pará, Superintendente Estadual do RS, Superintedente de Varejo SP, Superintendente Corporate e Regional para a América Latina. Atuou também como Presidente do Banco da Amazônia, banco público federal, de capital aberto com sede em Bélem (PA). Atuou como Conselheiro de Administração ou Fiscal nas seguintes empresas: Metalúrgica Gerdau S.A., Brasilprev S.A., BB Seguridade S.A., Fucapi S.A., Banco da Amazônia S.A., além de diversas entidades e associações. Atualmente, é Conselheiro de Administração titular na empresa Kepler Weber S.A. e Conselheiro Fiscal titular na empresa KaMin Cadam S.A.
André Coji – Efetivo
É membro do Conselho Fiscal da CSN desde julho de 2018. Além disso, realiza operações estruturadas financeiras no mercado imobiliário em renomadas empresas. Nos últimos 5 anos exerceu atividades filantrópicas de tesouraria e arrecadação de fundos para a União Brasileiro-Israelita do Bem Estar Social, uma organização sem fins lucrativos e foi membro do Conselho de empresas familiares no setor imobiliário. É graduado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, além de possuir o Certificado de Conselheiro de Administração do IBGC. Atualmente, integra o Conselho de Administração da Via Varejo S.A. Além disso, é Diretor da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo – FIESP.
Tufi Daher Filho – Efetivo
É membro do Conselho Fiscal da CSN desde julho de 2018. Além disso, é proprietário da TDF Consultoria Empresarial Ltda., sócio da The Empreendimentos e Construtora Ltda. e dono das franquias Loungerie, Osklen e Richards em Uberlândia (MG). Nos últimos 5 anos atuou como Conselheiro da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM, Conselheiro Técnico da Hidrovias do Brasil S.A., Diretor Executivo da Companhia, Diretor da Cia. Metalic Nordeste; Presidente do Conselho de Administração da MRS Logística S.A. e Conselheiro da Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários (ANTF). É graduado em Engenharia Civil pela Universidade Católica de Minas Gerais, participou de curso profissionalizante ministrado pela Agência de Cooperação Internacional do Japão com tema voltado ao Planejamento de Transporte, além disso, possui MBA Empresarial pela Fundação Dom Cabral, e participou do Programa de Gestão Avançada em parceria com a INSEAD, na França.
Beatriz Santos Martini – Suplente
É membro suplente do Conselho Fiscal da Companhia desde julho de 2018. Além disso, é fundadora e Sócia Diretora da BSM & Associados Ltda., com 26 anos de atuação no mercado especializado em consultoria de Mudança Organizacional (Change Management), onde atua como sócia fundadora, líder de prática e consultora sênior, desde 1993. Nos últimos 5 anos prestou consultoria, em parceria ou não com outras consultorias de processos, em empresas tais como Makro, Casas Pernambucanas, Kroton Anhanguera, Marina Linhares Arquitetura, Supermercado CSD/Amigão (M&A). É graduada em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da USP, com especialização em Criatividade e em Tecnologia Educacional pela FAAP e Coaching pelo Leading Group (Argentina).
Angélica Maria de Queiroz – Suplente
É membro suplente do Conselho Fiscal da Companhia desde julho de 2018. Além disso, é membro do Corpo Consultivo do IBGT (Instituto Brasileiro de Gestão e Turnaround) desde 2005, sócia fundadora da Clear Horizon (2002), consultora em estratégia de empresas nacionais e internacionais, atuando nas áreas de suprimentos e distribuição, produção e vendas, administrativa e financeira e membro do Conselho Fiscal/Auditoria da ONG Américas Amigas. Foi consultora independente do Comitê de Auditoria da Companhia Siderúrgica Nacional de 2011 até 2017. É formada em Ciências Econômicas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeira e pós-graduada em Finanças pela Fundação Getúlio Vargas do Rio de Janeiro.
Maria Aparecida Metanias Hallack – Suplente
É Conselheira de Administração e Fiscal certificada pelo IBGC, com experiência como membro do quadro de conselheiros independentes da PREVI, Conselheira de Administração suplente da Paranapanema S.A., membro do Comitê de Estratégia da Paranapanema S.A., presta assessoria ao Conselho de Administração da Hultec Terramix (Estados Unidos) no desenvolvimento de negócios inovadores e é Conselheira Consultiva da Embrast Indústria e Comércio de Embalagens. Foi Executiva C-level por mais de 25 anos, responsável por 11 unidades de negócios da América do Sul e do Norte. Foi Vice-Presidente de Negócios Internacionais da Tigre, CEO da Joint Venture Tigre ADS, CEO da Tigre Argentina, CEO da Tigre Paraguai, CEO da Tigre Uruguai e Gerente Geral da Tigre Chile. Promoveu a melhoria dos resultados das unidades com parcerias com empresas de classe mundial, realizou aquisições e implementou metodologias inovadoras de gestão como plataformas especializadas de produção de acordo com a vocação de cada unidade, benchmarking e adoção de melhores práticas. Fundou e dirige a Hallack Consultoria, firma independente e diferenciada que atua em Governança Coporativa, definição de modelos de negócio e gestão por resultados. Foi responsável pela condução de plano para alavancar o cartão corporativo do banco Tribanco; pela elaboração de plano de inovação da Logística do Grupo Martins; reestruturação e acompanhamento da gestão industrial e comercial da Artecola Consumo e da Artecola Extrusão; avaliação estratégica e posicionamento do Grupo Rotoplas (México) no setor de materiais de construção na Argentina, Brasil e Peru; avaliação de novo negócio para a Heads Propaganda, com a definição de um modelo inovador de atuação no mercado de relações públicas; elaboração de plano de modernização da gestão da Sociedade de Cardiologista do Estado de São Paulo – SOCESP; condução de Progama de Desenvolvimento de Líderes do SEBRAE-SC; diagnóstico e plano de ação para melhoria na gestão da Metalúrgica Wetzel; análise da localização de plantas no Peru e Colômbia da Artecola Química; projeto de instalação no Brasil da Ham-Let Instrumentação Industrial (Israel). Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – COPPE, com ênfase em Planejamento Estratégico; cursou o Executive Scholars Program da Kellogg Shcool of Management, com ênfase em Governança Corporativa, Fusões e Aquisões e Estratégia Competitiva.Pós-graduada na Escola de Negócios da Universidad Austral de Buenos Aires pelo PDD-Programa de Desarollo Directivo. Possui especialização em Administração Financeira pela Universidade de Joinville e Faculdade Católica de Administração e Economia do Paraná e especialização em Planejamento Empresarial pelo INPG – Instituto Nacional de Pós-Graduação e Universidade de Joinville.