CSN, Shell e Itochu assinam Memorando de Entendimento para cooperação em descarbonização

A Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), a Shell e a Itochu Corporation assinaram um Memorando de Entendimento (“MoU”) para cooperação na temática de descarbonização.  No âmbito desse MoU, equipes foram formadas e avançarão com investigações de potenciais projetos, parcerias e iniciativas de redução de carbono, além de definir áreas de possível colaboração empresarial estratégicas de longo prazo, com o objetivo de contribuir no cumprimento de suas metas climáticas e ambientais.

A união de CSN, Shell e Itochu, empresas reconhecidas pelo compromisso com metas e ações arrojadas de descarbonização, reforça a tese de que uma atuação colaborativa e com participação de agentes de diferentes setores é uma das ferramentas mais eficazes para enfrentamento das mudanças climáticas.

“A CSN vem encarando ESG & Descarbonização como alavancas estratégicas de crescimento e perpetuidade do negócio. Sabemos que a redução das emissões de CO2 nos setores em que atuamos é um grande desafio, mas estamos comprometidos com nosso roadmap e estratégia de inovação para transformar os nossos negócios. Parcerias como essa com a Shell e Itochu são e serão vitais para avançarmos rumo aos nossos objetivos na agenda ESG”, afirma Helena Guerra, diretora de Sustentabilidade da CSN.

Cada uma das empresas contribuirá com suas expertises neste processo de cooperação. A Shell, por exemplo, compartilhará seu conhecimento e experiência em soluções de descarbonização e energia de baixo carbono globalmente, desenvolvimento de soluções, estruturação de parcerias, pilotos, oportunidades de co-investimento e novos modelos de comercialização. Um dos papéis principais da ITOCHU será apresentar potenciais parceiros que possam fornecer soluções de descarbonização ou energia a outras partes. A CSN entrará compartilhando seu conhecimento e experiência, fornecendo know-how técnico, indicadores chave, desafios prioritários e informações operacionais necessárias em todos os segmentos de negócios, com foco inicial em siderurgia e mineração.

Na primeira fase do projeto, além do roadmap e portfólio de iniciativas existentes, a CSN vai compartilhar áreas de interesses e pain points e serão identificadas oportunidades de sinergia entre as empresas para a definição dos fluxos de trabalhos. As oportunidades podem ser buscadas a curto prazo (1-2 anos), médio prazo (2-8 anos) ou a longo prazo (acima de 8 anos).

O MoU assinado visa identificar e avaliar oportunidades nas diferentes fases da nossa Jornada de Descarbonização, dessa maneira focando nas iniciativas vencedoras e com chances reais de impacto.