Fato Relevante – Aquisição, por intermédio de sua controlada CSN Cimentos S.A. (“CSN Cimentos”), de 100% (cem por cento) das ações de emissão de LafargeHolcim (Brasil) S.A.


Fato Relevante

São Paulo, 10 de setembro de 2021 – A Companhia Siderúrgica Nacional (“CSN” ou “Companhia”) informa aos seus acionistas e ao mercado em geral que a CSN Cimentos S.A., companhia fechada controlada pela CSN e que concentra as operações de fabricação e comercialização de cimento do grupo (“CSN Cimentos”), celebrou, em 9 de setembro de 2021, contrato de compra e venda de ações por meio do qual pretende adquirir 100% (cem por cento) das ações de emissão de LafargeHolcim (Brasil) S.A. (“Negócio”), tendo a Companhia como garantidora de suas obrigações (“Operação”).
O Negócio foi avaliado pelo valor base de US$1,025 bilhão, sujeito a ajuste de preço e valor retido em conta-caução (Escrow), além dos demais termos e condições previstos no respectivo contrato. O fechamento da Operação, que envolve pagamento em caixa, está sujeito à aprovação por parte da autoridade concorrencial.
A aquisição da sociedade acima mencionada adiciona uma capacidade produtiva à da CSN Cimentos de 10,3 milhões de toneladas de cimento por ano (“MTPA”) por meio de plantas de cimentos estrategicamente localizadas no Sudeste, Nordeste e Centro-Oeste, além de substanciais reservas de calcário de alta qualidade e unidades de concreto e agregados. São esperadas relevantes sinergias operacionais, logísticas, de gestão e comerciais, com espaço para evolução de mix de produtos e expansão da base de clientes.
Este movimento se insere na estratégia de expansão da CSN Cimentos em meio à recuperação do consumo de cimento no Brasil, demonstrando a capacidade da empresa de assumir papel de destaque no setor. Com o fechamento da operação, a CSN Cimentos passará a ter uma capacidade total de 16,3 MTPA e presença cada vez mais abrangente no território nacional como um produtor relevante e de baixo custo.
A Companhia manterá seus acionistas e o mercado em geral devidamente informados dos desdobramentos da Operação, nos termos da legislação aplicável.

Para acessar o documento, clique aqui.

Para informações adicionais, favor entrar em contato:

Relações com Investidores
Marcelo Cunha Ribeiro
Diretor Executivo de Finanças e de RI

Tel. (11) 3049-7585
invrel@csn.com.br
www.csn.com.br/ri