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Preocupada em assegurar a ética nas relações políticas, sociais e comerciais, a CSN estabeleceu a área de Compliance em 2016, por meio da qual implantou o Programa de Compliance Corporativo, com o objetivo de garantir que suas práticas estejam de acordo com as leis anticorrupção do Brasil e exterior, nos países em que a Companhia atua. A área é responsável por, entre outras tarefas, mapear os riscos inerentes às atividades, realizar treinamentos sobre o Código de Ética e garantir o cumprimento de leis e normas internas e externas. No documento também são mencionados temas relacionados a direitos humanos.
Desde então foram realizados treinamentos presenciais e virtuais focados no Código de Ética e na Norma Geral da Companhia sobre Detecção, Prevenção e Combate à Fraude e Corrupção, cujos conteúdos foram revistos para se tornarem mais modernos e acessíveis. Os documentos ficam disponíveis para todos os colaboradores próprios e terceiros, que também foram treinados em Compliance, tanto presencial quanto virtualmente.
O Canal de Denúncia foi reformulado, após a contratação de uma consultoria externa. A empresa conta com uma equipe de psicólogos que dá suporte ao atendimento das ligações, recebe e protocola as informações para a apuração por parte da CSN e eventuais medidas disciplinares. Os denunciantes têm o sigilo das informações garantido e podem ainda optar pelo anonimato.
A área conta com canais de comunicação para relatos de desvios de conduta ou suspeitas. A realização de denúncia, por parte de funcionários, intermediários, fornecedores, prestadores de serviço e público externo, se dá de maneira anônima ou identificada, mantendo-se o sigilo, confidencialidade e a garantia de não retaliação.
As formas de contato são:
Telefone: 0800-884-2006
E-mail externo: canal_denuncia@csn.com.br
E-mail interno: DIRETORIA DE RISCOS E COMPLIANCE
Correspondência:
A/C Diretoria de Riscos e Compliance
Av. Brig. Faria Lima, 3400 – 20º. Andar
Itaim Bibi – São Paulo – SP – CEP 04538-132
Colaboradores que estiverem fora do Brasil poderão fazer contato por correspondências ou envio de correio eletrônico.
Contamos ainda com um canal para dúvidas e informações adicionais com relação à compliance:
Telefone: +55 11 3049-7206
E-mail: compliance@csn.com.br
O modelo de gestão de pessoas da CSN parte do pressuposto de que os colaboradores são o diferencial competitivo e a garantia para que a Companhia se destaque nos mercados em que atua. As ações estão estruturadas em cinco pilares, que somados resultam no engajamento e na retenção de talentos:
Conheça mais sobre esse tema nos nossos relatórios
Fundada em 1960, a Caixa Beneficente dos Empregados da Companhia Siderúrgica Nacional (CBS) é uma Entidade Fechada de Previdência Complementar (EFPC). O principal objetivo é administrar planos de previdência complementar para assegurar o bem-estar de seus participantes e de suas famílias.
A CBS segue o modelo de gestão baseado em risco, que estabelece critérios para monitoramento dos riscos de mercado, de crédito e de liquidez. A eficiência na gestão do fundo permite honrar os compromissos com os 34.472 participantes – 20.885 ativos, 8.792 aposentados e 4.795 pensionistas, em 2017.
Com o intuito de aprimorar o modelo de atuação e de valorizar ainda mais o patrimônio gerido, em 2017, foram realizados investimentos em iniciativas para alcançar os objetivos definidos no Planejamento Estratégico, que abrange o período de 2017 a 2020. A CBS também investiu no aprimoramento das suas práticas de governança e no fortalecimento dos seus padrões de segurança para proteger os negócios e preservar a liquidez, a solvência e o equilíbrio dos planos administrados.
Mais informações em https://www.cbsprev.com.br/
A CSN sempre manteve práticas e treinou seus colaboradores visando à segurança durante os processos produtivos. Em 2016, a Companhia instituiu uma Gerência Corporativa de Segurança e lançou a Política Corporativa de Saúde e Segurança, ação preventiva válida para todos os segmentos de atuação da CSN e para todos os colaboradores (próprios e terceiros). No lançamento, foi divulgado o Manual de Gestão de Saúde e Segurança do Trabalho, no qual constam orientações para guiar as ações de todos os colaboradores próprios e de empresas contratadas quanto ao comportamento proativo, cumprimento da legislação, mitigação e controle dos perigos, riscos e a prevenção de lesões e doenças ocupacionais.
Através de seu Manual de Gestão de Saúde e Segurança, a Companhia consegue relacionar as tratativas e Planos de Trabalho com diretrizes únicas, para todas as unidades do grupo, considerando as particularidades e cultura local. Este Manual conta com diretrizes para boas práticas através de dez elementos que visam abranger responsabilidades e definir as necessidades de ferramentas especificas de prevenção:
Conheça mais sobre esse tema nos nossos relatórios.